Fazemos um convite para que conheçam o CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda.
Visite nosso site e mergulhe no fascinante Mundos da Terapias Integrativas.
Ao longo de nossa trajetória profissional, desenvolvemos um método para redução dos aspectos de “casca de laranja” da pele e de gordura localizada associando acupuntura, drenagem linfática, ventosaterapia e massoterapia que auxiliam, também, no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Receber uma massagem bem feita é se entregar a um daqueles momentos de puro relaxamento, que só quem já experimentou pode descrever. Mas imagine que além desse bálsamo contra a tensão, a técnica seja também capaz de oferecer um ganho estético. A boa notícia da DINÂMICA ESTÉTICA é exatamente esta: adequadamente praticada por um especialista credenciado, o método possibilita um aumento na linfa circulante no corpo, o que resulta numa série de vantagens para toda a saúde.
Aplicada manualmente, a massagem é responsável pelo relaxamento do corpo e por resultados bem perceptíveis depois de algumas sessões de DINÂMICA ESTÉTICA.
Entre eles:
Como o corpo humano é composto em mais de 60% por líquido, o princípio da DINÂMICA ESTÉTICA é exatamente agir sobre esse componente, a LINFA, fazendo com que as células de nossos tecidos que se encontram rodeadas de líquido (o intersticial) recebam mais nutrientes e eliminem melhor os resíduos.
A massagem auxilia porque ativa o funcionamento desse sistema linfático, composto principalmente por vasos que recolhem o material usado pelas células e por 600 gânglios dispostos pelo corpo, importantíssimos para a imunidade do organismo. Meio “preguiçosos”, esses gânglios têm um processo lento de vazão da linfa – filtram de um a dois litros de líquido por dia, quantidade que pode ser aumentada em até 10 vezes com a DINÂMICA ESTÉTICA. Em conseqüência da massagem, o tecido conjuntivo fica enxuto, facilitando as várias trocas circulatórias, metabólicas e energéticas.
A linfa é propelida ao longo dos vasos linfáticos pelos seguintes mecanismos:
Observando os mecanismos de movimentação da linfa notamos que a formação de nova linfa, a ação massageadora dos músculos sobre os vasos, o reflexo dos batimentos das artérias sobre os vasos linfáticos e a sucção promovida pelos os movimentos respiratórios mantêm uma relação entre si. Quando o primeiro aumenta os outros mecanismos tendem a acompanhar este aumento. Havendo um aumento de atividades metabólica intracelular que ocasiona uma pressão interna nos interstícios celulares pela presença de toxinas e “macromoléculas” ou a uma pressão externa que “espreme” os tecidos superficiais desencadeando a abertura para as vias linfáticas, os demais mecanismos responsáveis pela movimentação da linfa também aumentam proporcionalmente. Ex: quando aumentamos a atividade física correndo, por exemplo, esprememos os interstícios celulares da “planta” do pé, os movimentos musculares aumentam, os batimentos das artérias aumentam e os movimentos respiratórios igualmente aumentam.
Sendo assim, torna-se evidente que a formação e transporte de linfa, efetuada por estes mecanismos, não é constante, podendo variar de acordo com a situação.
Aliada nas massagens anticelulite, a DINÂMICA ESTÉTICA não tem apenas esse uso. Trabalha, também, a circulação energética, exatamente por seus benefícios relacionados ao relaxamento. Nas terapias tradicionais, pode ser usada como complemento em tratamentos variados, desde dermatites e contrações musculares até recuperação pós-cirúrgica. Como técnica de relaxamento, a DINÂMICA ESTÉTICA é capaz de exercer efeito sedativo e relaxante porque ativa o sistema nervoso por causa das manipulações lentas, suaves e repetidas sobre a pele – extremamente terapêutico, principalmente quando aplicada sobre rosto, cabeça e nuca. Ao mesmo tempo, quando aplicada no corpo com uma pressão e velocidade maiores, consegue atingir os vasos linfáticos mais profundos, trazendo uma sensação de alívio e bem estar.
Por trabalhar com várias técnicas terapêuticas associadas, a DINÂMICA ESTÉTICA tem como diferencial, a vantagem de unir, em uma única sessão de forma harmoniosa e sincronizada, as filosofias orientais e ocidentais.
Durante os últimos 6 anos, o Professor Rodolfo Correa Lima, Terapeuta Holístico, Fundador e Diretor do CECTH e Coordenador de Programas de Qualidade de Vida de diversas empresas no Estado do Rio de Janeiro, tem estudado, com profundidade, as técnicas de massagem denominadas:
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL - desenvolvida por Emil Vodder (1936). A Drenagem linfática visa desintoxicar, nutrir e oxigenar todas as nossas funções biológicas. Ela faz circular a água que fica estagnada provocando edemas, melhorando a estética e dando uma profunda sensação de bem estar. Muito utilizada no pré e pós-operatório, pois diminui rapidamente os hematomas e edemas que ficam da intervenção cirúrgica.
Estudou também muitas variantes do método original. Algumas pareciam mesmo contradizer-se. Com o aparecimento da "Drenagem Mecânica", vários conceitos entraram em "cheque" (aberturas, sentido, etc), pois tudo funcionava. Acreditando que a palavra "Descobrir" é muito forte para descrever o que passou a compartilhar, melhor seria dizer "Compreender". Depois de muito analisar e observar como a "Drenagem Linfática Fisiológica" ocorria em nosso corpo desenvolveu um método que procura "IMITAR" o "Processo Natural" e que passou a abordá-lo de forma holística.
Desenvolveu pesquisas com as seguintes técnicas associadas à drenagem linfática manual:
MASSAGEM SUECA - técnica ocidental de massagem que figura como uma das mais antigas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico, tendo sido empregada por diversos povos desde épocas remotas. Ao estimular a circulação sanguínea e linfática, a massagem proporciona relaxamento, oxigenação das células, além de desintoxicar o organismo e descarregar as tensões. Auxiliam músculos, cérebro, nervos e órgãos internos;
VENTOSATERAPIA - Desde a antiguidade no oriente, é conhecida à propriedade da ventosa de limpar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela sujeira da água e dos alimentos. Pois a estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerado pelas terapias orientais como um dos elementos causadores de desequilíbrios energéticos, sendo necessário retirá-lo para que o cliente possa se restabelecer. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de disfunções e gordura localizada;
ACUPUNTURA AURICULAR - O emprego da auriculoterapia no tratamento de desequilíbrios energéticos não é recente. No Nei-Ching, livro que data de 4.000 anos atrás, considerado como a bíblia da acupuntura, está descrito o uso do pavilhão auricular na melhora da síncope. Outros livros antigos da dinastia Tang e Ming também mencionam o uso de pontos na orelha para o tratamento de diversos desequilíbrios energéticos.
Atualmente, extensas pesquisas têm sido desenvolvidas nas escolas de Nanking e Shangai. Estes estudos enfatizam a importância da relação neurofisiológica da orelha, conhecendo-se mais de duzentos pontos empregados no tratamento de várias moléstias e na terapia das intoxicações por drogas, fumo e álcool. A despeito da eficiência da auriculoterapia, o que a faz tão difundida na atualidade são, em parte, as vantagens que apresenta, pois constitui um tratamento rápido, teoricamente simples, de fácil aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais.
Na DINÂMICA ESTÉTICA utilizamos a auriculoterapia e acupuntura para reduzir a ansiedade, melhorar o metabolismo e ajudar os clientes a desenvolverem uma reeducação alimentar.
Esta metodologia apresenta resultados surpreendentes e caracteriza-se pela objetividade. Observamos um poder impressionante de auxílio no metabolismo, na redução do nível de stress, na redução de gordura localizada (principalmente nos quadris, culotes, coxas e costas) e na eliminação do aspecto de “casca de laranja” da pele.
Observamos em nossas estatísticas, uma redução de 3 a 10 centímetros de medida na cintura.
A DINÂMICA ESTÉTICA é uma técnica PATENTEADA e só pode ser utilizada por terapeutas credenciados com número de registro do CECTH, ou seja, que se tornaram aptos através dos cursos de especialização ministrados pelo criador do método, o Terapeuta Holístico e Acadêmico de Fisioterapia Rodolfo Correa Lima.
Texto extraído da revista profissional multidisciplinar Personalité Ano III, nº 13
Dr. João Curvo – Nutrologista
Dificilmente vemos alguém satisfeito com a forma de seu corpo. Muita gente quando se olha no espelho, tem a atenção direcionada a um defeito ou imperfeição, e assim, detalhes tornam-se o objeto maior da imagem refletida. Aos próprios olhos, há sempre algumas desproporções incômodas. Para buscar o peso e o corpo ideal, a primeira regra é aceitar a própria natureza com os limites da sua constituição física original. Desenhos corporais são, sobretudo, ligados à genética. Metabolismo, altura, quantidade e localização de gorduras são diferentes são diferentes em função do arquivo genético de cada um. Podemos até modificar uma silhueta com o auxílio de alimentação e exercícios, mas dentro dos limites. A própria lipoaspiração e a cirurgia plástica também têm seus limites. Pessoas pré-determinadas geneticamente a serem gordas não devem permitir-se ficarem obesas, uma vez que a obesidade cursa com doença e desprazer, mas por outro lado, também não devem lutar para serem longilíneas como as pessoas magras por natureza. Pessoas cheinhas, fofinhas, gordinhas têm seus encantos quando estão em harmonia com a natureza. Muitos gordinhos, quando emagrecem, perdem o brilho da vida. Quando a gente aspira a um corpo que não pode ter, vive uma permanente sensação de frustração e baixa estima. Muitos obesos de 1,70 m de altura e peso de a30 Kg ficariam bem se estivessem 100 Kg; logo o peso ideal é uma questão de referência individual, e não deve ser só matemático, baseado na coletividade.
As pessoas que vivem o iô-iô das balanças submetem o corpo a um desgaste muito maior do que se mantivessem o seu peso estável em patamar mais elevado, desde que clinicamente assistidos, mantendo níveis adequados de glicose e lipídios.
Existem vários caminhos para emagrecer. Podemos induzir ao cumprimento de uma rotina para vida toda, priorizando alimentos saudáveis no dia a dia e algum tipo de atividade física regular. Este, porém, é o método mais difícil de seguir, pois exige a participação ativa do cliente em saber suportara frustração das trocas alimentares. Trocar um sundae por um sorvete de frutas é muito fácil, mas às vezes pode ser frustrante dependendo da emoção, situação ou cabeça naquele momento. Por outro lado, sabemos que não é o sundae que põe a perder uma dieta de emagrecimento, e sim uma seqüência de erros alimentares diários. Equilibrar as forças que levam a obesidade exige garra de leão. No início de uma dieta o corpo pede por mais calorias e carboidratos, que de uma forma ou de outra terão que ser limitados para que ocorra o emagrecimento.
Com o tempo diminuem as necessidades calóricas e menores porções passam a saciar. O gordo que gosta de comer de tudo tem muito mais chances de se reeducar, emagrecer e manter um bom peso pela vida afora; já o gordo que não gosta de alimentos saudáveis (verduras, legumes e frutas), e só os come para emagrecer, costuma jogar tudo para o alto, voltando a engordar com gratinados, frituras e sundaes. Pessoas assim, enquanto fazem dieta de fome, desnutrem-se e se desvitalizam pela deficiência nutricional e stress orgânico. Quando a dieta é jogada para o alto, o corpo debilitado volta a ser sobrecarregado com tudo que “suja” o organismo, trazendo prejuízo aos intestinos, fígado, rins e coração.
Preparar um prato sem misturar amidos e as proteínas animais é um caminho eficaz para evitar o “engarrafamento de trânsito” no estômago e nas alças intestinais. Para quem quer diminuir o volume do abdômen e facilitar o processo digestório, a indicação seria a seguinte combinação:
Na nossa história evolutiva, voltando aos estágios mais primitivos, uma hora caçávamos e comíamos a presa (proteína animal), em outro momento comíamos uma raiz (amido), em outro uma fruta e assim por diante, sem misturar alimentos. Hoje, com as facilidades que temos de estocar e comer de tudo numa mesma refeição vemos crescer as queixas digestórias e io volume dos abdomens. Talvez muitas pessoas (organicamente mais primitivas?) ainda não consigam digerir bem alimentos tão diferentes numa mesma refeição. A alimentação dissociada não traz sobrecargas e facilita a absorção e eliminação dos resíduos do que comemos.
A combinação de algumas ervas medicinais propicia uma verdadeira limpeza orgânica e facilita o emagrecimento. Um corpo “limpo” tem um melhor desempenho, tal qual motor de um carro. Sujeiras no carburador, combustível de má qualidade e falta de manutenção acabam com qualquer máquina, e esta analogia vale para o nosso corpo.
A seguir, algumas ervas úteis na condução do emagrecimento pela Terapia Natural:
É importante lembrar que devemos sempre seguir uma dieta equilibrada, independentemente de querermos ou não emagrecer. Sendo assim, não há alta para o tratamento da obesidade pelo enfoque naturalista. Por esta razão, sempre indicamos sair da dieta em duas refeições na semana (por exemplo, Sexta à noite e Domingo no almoço), mesmo quando o objetivo é emagrecer. É claro que desta forma o resultado vem de forma mais lenta, mas é assim que a pessoa se dá maiores chances de se reeducar na mesa. Dietas radicais emagrecem rápido e promovem consumo de massa muscular, dando origem a flacidez. Quando a pessoa não se reeduca, ao alcançar o peso desejado volta a comer de tudo de forma como fazia, e rapidamente recupera o peso inicial. Para manter o peso, costumamos “liberar” o fim de semana inteiro, ou quatro refeições principais sem pensar em combinação de alimentos, e aproveitando as delícias calóricas que a vida pode nos dar.
Texto extraído da revista profissional multidisciplinar Personalité Ano III, nº 13
Dr. João Curvo – Nutrologista
LINK – LIVRE-SE DO PNEU - JORNAL O DIA
GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS NOSSOS AMIGOS A AUTORIZAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE SUAS IMAGENS EM NOSSO SITE.
Todas estas técnicas são alternativas,
para a melhoria de sua qualidade de vida,
não devendo substituir o tratamento médico.
Você é muito importante para nós!!!
AMBULATÓRIO - Visite nossos Ambientes de Aprendizagem
A bibliografia que utilizamos para desenvolver esta página é encontrada no link BIBLIOGRAFIA neste site.
Após realizar o depósito, entrar em contato conosco através do telefone (21) 2244-3816 / 99628-6385
Fazemos um convite para que venha conhecer nossas instalações antes de efetuar o depósito.