Livre-se do pneu

Imprimir Por Administrador 04/08/2001

Livre-se do pneu CADERNO Livre-se do pneu

Livre-se do pneu

Saiba quais são os novos métodos que eliminam essas gordurinhas indesejáveis

Domingo, 5 de agosto de 2001.

Por Marcia Disitzer

Livre-se do pneuA modelo Samira De Leon mantém a forma fazendo musculação. “Não tem nada pior do que sentar e pularem para fora aquelas dobrinhas detestáveis”, diz.

No dicionário Aurélio, pneu significa “aro de borracha, inflado de ar comprimido, com que se revestem rodas de veículos”. Na vida real, ele é o horror estético de homens e mulheres. “Não tem nada pior do que sentar e pularem para fora aquelas gordurinhas detestáveis em volta da cintura”, afirma a modelo Samira Ponce de Leon. “A minha receita é simples: faço musculação e exercícios aeróbicos três vezes por semana. Minha maior preocupação é justamente com essa região”, diz ela.

Mas, para quem não consegue furar o pneu só com malhação e dieta, aí vai uma boa notícia: ele pode ser eliminado, ou pelo menos reduzido, de outras maneiras.

“Não existe fórmula milagrosa, o único jeito é aliar dieta com exercícios físicos”, afirma a médica ortomolecular Tamara Mazaracki. “Mas, quando as gordurinhas laterais, o famoso pneuzinho, persistem mesmo assim, a solução é apelar para tratamentos localizados”, orienta ela. As injeções de Lipostabil são novidade. “Elas rompem as células de gordura, que são, em seguida, eliminadas pelo sistema linfático”, explica a médica. Segundo ela, são necessárias, em média, dez sessões para concluir o processo. “Mas, cada caso é um caso”, alerta Tamara.

Já a empresária e professora de ginástica Lígia Azevedo aposta na endermologia. “É claro que os abdominais são sempre eficazes, mas, existem pessoas que não podem realizá-los por problemas na coluna, por exemplo. A tecnologia resolve esse problema”, analisa Lígia. Segundo ela, a endermologia, associada ao ultra-som, é o método mais indicado para quem deseja reduzir o efeito pneu.

Outra solução é a lipo de detalhes. “Os procedimentos, que antes eram feitos com anestesia geral e internação, ficaram mais simples e podem ser realizados no consultório, com anestesia local ou sedação”, conta o cirurgião plástico Antônio Américo Gonçalves. Segundo ele, é possível realizar esse tipo de procedimento na região lateral da cintura. “Mas só em pessoas com pouca quantidade de gordura; Os pacientes mais obesos devem ser internados no hospital”, ressalta.

Para quem não quer nada tão radical, também sobram alternativas. O Terapeuta Holístico e massoterapeuta Rodolfo Correa Lima, que acaba de inaugurar o Centro de Estudo do Corpo e Terapias Holísticas, em Duque de Caxias, desenvolveu um método de redução de gordura localizada, chamado dinâmica estética, que utiliza uma combinação de acupuntura, drenagem linfática, ventosaterapia e massagem estética. “Só a massagem não faz milagres. O cliente também tem que fechar a boca”, alerta Rodolfo. “Mesmo assim, já consegui redução de até 10 cm na área da cintura”, revela.

Redução
  • LIPOSTABIL. As injeções reduzem as gorduras localizadas na região da cinturinha. Segundo a médica ortomolecular Tamara Mazaracki, a partir da terceira sessão, já começam a aparecer os resultados. No Espaço Médico Downtown: Av. das Américas 500, bloco 4, cobertura 320, Barra da Tijuca; tel: 2494-6807.
  • ENDERMOLOGIA COM ULTRA-SOM. A fusão dos dois métodos também combate os pneuzinhos. A endermologia elimina as gorduras localizadas através do mecanismo de aspirar, apalpar e rolar. Logo após, 20 minutos de ultra-som auxiliam na quebra das moléculas de gordura. Na Clínica Universo do Corpo e Spa Lígia Azevedo: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1.256/sobreloja; tel.: 2523-5707.
  • DINÂMICA ESTÉTICA. A técnica une drenagem linfática, ventosaterapia, acupuntura e massagem estética. No Centro de Estudo do Corpo: Rua Manuel Vieira 130, Centro, Duque de Caxias; tel: 3774-3902.
  • LIPO DE DETALHES. Pode ser feita com anestesia local, no consultório. Indicada para a retirada de pequenas quantidades de gorduras. Dr. Antônio Américo Gonçalves: Rua Gavião Peixoto 148/806, Icaraí; tel: 2710-1333
Como evitar, combater e disfarçar

Livre-se do pneu

  1. Segundo a nutricionista Elvira Cozzolino, a alimentação, nesse caso, deve ser preventiva e não, corretiva. “O ideal é manter uma dieta saudável, evitar comidas gordurosas, doces, refrigerantes, massas, chocolates e outras guloseimas”, alerta ela.
  2. Para o personal trainer Sérgio Ferrari, exercícios aeróbicos são os mais adequados para quem deseja se livrar do efeito pochete. “Pela ordem, correr, pedalar, caminhar e nadar, são as atividades com maior gasto calórico”, explica.
  3. Os cremes e géis atuam como preventivos contra a gordura localizada, porém seus efeitos não têm comprovação científica. “O ideal é que os cremes contenham princípios ativos, tais como castanha-da-índia, centelha asiática e cafeína”, ensina a fisioterapeuta Bianca Ribeiro.
  4. Segundo especialistas, a tendência a ter pneus pode ser herança genética. “Cada pessoa tem um tipo de corpo; algumas armazenam adiposidades na região do culote, outras, na região da cintura”, analisa o personal trainer Sérgio Ferrari.
  5. É preciso disfarçar o pneu. A consultora de moda Thereza Duarte dá a dica: “O melhor é optar por roupas de cores mais escuras, como preto e marrom, e formas amplas”, diz. Em tempo: calça de cintura baixa e top de barriga de fora são proibidos.
  6. Bandagem mais massagem é a fórmula da esteticista Cláudia Eliçon, da Maison Esmell, para reduzir as medidas na região da cintura. A técnica não é recomendada para mulheres com cisto no ovário ou no útero.
Promoção grátis

QUER GANHAR UMA SESSÃO DE DINÂMICA ESTÉTICA NO CENTRO DE ESTUDO DO CORPO? OS CINCO PRIMEIROS LEITORES QUE LIGAREM PARA 0800-909021, NESTA SEGUNDA, ENTRE 10H E 10H15, GANHAM UMA SESSÃO CADA.

Resultado de promoção

Os ganhadores do batom da Avon são Ivone Maria Moure Selva, Luiz Henrique S. Guedes e Zilda Carvalho Rennó. Os vencedores devem comparecer à Central de Promoções (Rua do Riachuelo 364), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às17h, com carteira de identidade, comprovante de residência e CPF.