Tratamento Ginástica Laboral

Imprimir Por Administrador 03/12/2007

MENSAGEM PARA 2017

Prezado (a) Amigo (a), como vai?
Chamo-me RODOLFO CORREA LIMA e sou Presidente do CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda.
Faço um convite para que venha conhecer nossa empresa.




Saiba mais, clique no link


INTRODUÇÃO

Atualmente muitas empresas de médio e grande porte, estão se adequando as leis no que diz respeito à integridade física do seu quadro funcional, através de uma equipe multidisciplinar composto pela maioria das vezes pelo Médico do Trabalho, Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Terapeuta Holístico, Educadores Físicos e Fisioterapeutas, entre outros colaboradores, diretos e indiretos, para a implantação de um Programa ergonômico visando a prevenção da saúde física e emocional dos colaboradores da empresa.

A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de colaboradores com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho.

Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas conseqüências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.

Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores. A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da GINÁSTICA LABORAL uma ótima opção terapêutica para diminuir o número de afastamentos ao trabalho.

COMO TUDO COMEÇOU

Os primeiros registros da prática de GINÁSTICA LABORAL são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta GINÁSTICA foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. Os Estados Unidos adotaram a GINÁSTICA LABORAL em 1968. Os norte-americanos criaram a International Management Review, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico. Ainda nesta época, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, envolveu 259 voluntários numa pesquisa, que obteve resultados significativos.

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre colaboradores foram registradas em 1901, mas a GINÁSTICA LABORAL teve sua proposta inicial publicada em 1973. Algumas empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus colaboradores, como a Fábrica de Tecido Bangu, a pioneira e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

COMO FUNCIONA A GINÁSTICA LABORAL

A GINÁSTICA LABORAL é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao colaboradores uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada colaboradores em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

A prática de GINÁSTICA LABORAL combate e previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

Outro resultado importante da GINÁSTICA LABORAL é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.
BLITZ DA POSTURA e Massagem Laboral, desenvolvida no próprio local de trabalho. Prevenção e otimização de tempo.

A GINÁSTICA LABORAL é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os colaboradores e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.

Os programas de GINÁSTICA LABORAL são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes.

TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL

Existem dois tipos de GINÁSTICA LABORAL: a Preparatória e a Compensatória.

  1. A Ginástica Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória.
    Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões.
    Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.
  2. A Ginástica Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação.
    Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.
CUSTO BENEFÍCIO
  1. BENEFÍCIOS PARA O COLABORADOR: A prática de GINÁSTICA LABORAL combate e previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da GINÁSTICA LABORAL é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.
  2. BENEFÍCIOS PARA EMPRESA: A GINÁSTICA LABORAL é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os colaboradoes e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.
COMO É ELABORADO O PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL

Os programas de GINÁSTICA LABORAL são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes os itens abaixo:

  1. PERFIL DA EMPRESA E RAMO DE ATIVIDADE: É fundamental, para elaboração inicial do programa, conhecer a cultura da Empresa e a peculiaridade de sua rotina diária.
  2. INSERÇÕES ADAPTADAS AOS HORÁRIOS/TURNOS DA EMPRESA
  3. ÁREAS DE RISCO: Os Profissionais de nossa Equipe devem conhecer previamente os setores da empresa, preparando-se adequadamente para respeitar suas normas de segurança, assim como os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar relacionados a suas atividades.
  4. CAUSAS DE AFASTAMENTO: Os Profissionais de nossa Equipe devem planejar parte do programa de GINÁSTICA LABORAL a partir de uma análise das atividades desenvolvidas em cada setor da empresa, e de acordo com as principais causas de afastamentos, queixas mais freqüentes ou outro objetivo relacionado à qualidade de vida, pois algumas empresas implantam o programa dentro de um conjunto de ações motivacionais e não especificamente relacionado à prevenção de lesões.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

A PRÁTICA PERIGOSA DOS MULTIPLICADORES

Chamamos a atenção para os programas com multiplicadores nas empresas. Nestes programas, a empresa contrata um Profissional, que logo dá o seu espaço para um dos colaboradores da empresa, chamado de “multiplicador”.

A atividade física seja em órgão público ou particular, deve sempre contar com a presença de um Profissional devidamente qualificado. Assim, os programas que contam com “multiplicadores” de prática de atividade física são ilegais e podem trazer graves conseqüências à saúde dos colaboradores e ao empresário.

Algumas vezes, para fugir da contratação de um Profissional Qualificado, o empresário improvisa um “multiplicador” para liderar a atividade física em sua empresa. Além dos riscos à saúde dos colaboradores, este tipo de programa pode trazer sérias conseqüências na área trabalhista. Um “multiplicador” demitido da empresa onde trabalha pode requerer, na Justiça, direitos referentes ao acúmulo de funções. Esta é uma daquelas situações em que o barato sai caro.

Os profissionais de GINÁSTICA LABORAL que trabalham na nossa Equipe são filiados ao CREF2 ou ao CREFITO.

FONTE:
http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n13/02_GINASTICA_LABORA.pdf

Ginástica Laboral

Professores de Educação Física
Igor Santiago e Rodrigo Antunes
ao lado dos colaboradores da empresa.

Ginástica Laboral

A GINÁSTICA LABORAL
PREPARATÓRIA é realizada antes
ou logo nas primeiras horas do
início do trabalho. Na maioria das
vezes não é possível implantar em
todos os setores antes de iniciar a
jornada, mas logo no seu início e
isso não descaracteriza como
preparatória.

Ginástica Laboral

Ela é constituída de aquecimentos
e ou alongamentos específicos
para determinadas estruturas
exigidas. O objetivo é aumentar
a circulação sanguínea, lubrificar e
aumentar a viscosidade das
articulações e tendões.
Geralmente tem duração de 5
a 10 minutos.

Ginástica Laboral

A GINÁSTICA LABORAL
COMPENSATÓRIA é realizada no
meio da jornada de trabalho, como
uma pausa ativa para executar
exercícios específicos de
compensação.

Ginástica Laboral

Praticada junto às máquinas,
mesas do escritório e eventualmente
no refeitório ou em espaço livre,
utilizando exercícios de descontração
muscular e relaxamento, visando
diminuir a fadiga e prevenir as
enfermidades profissionais crônicas.

Ginástica Laboral

A prática de GINÁSTICA LABORAL
combate e previne as
L.E.R./D.O.R.T.
Ela é uma arma contra o
sedentarismo, estresse,
depressão e ansiedade.

Ginástica Laboral

Também melhora a flexibilidade,
força, coordenação, ritmo, agilidade
e resistência, promovendo uma
maior mobilidade e postura.

Ginástica Laboral

Além disto, reduz a sensação de
fadiga no final da jornada,
contribuindo para uma melhor
qualidade de vida do trabalhador.

Ginástica Laboral

Outro resultado importante da
GINÁSTICA LABORAL é favorecer o
relacionamento social e o trabalho
em equipe, desenvolvendo a
consciência corporal, pois as
esferas psicológica e social são
beneficiadas.

Ginástica Laboral

BLITZ DA POSTURA e Massagem
Laboral, desenvolvida no próprio local
de trabalho.Prevenção e otimização
de tempo.

Ginástica Laboral

A GINÁSTICA LABORAL é
responsável pela redução de
despesas por afastamento médico,
acidentes e lesões, melhorando a
imagem da instituição perante os
colaboradores e a sociedade, além
de aumentar a produtividade e
qualidade.

Ginástica Laboral

Os programas de GINÁSTICA
LABORAL são elaborados de
acordo com as características e
necessidades de cada empresa,
destacando-se como fatores
determinantes.

O CECTH vem prestando serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida.

ATESTADOS DE CAPACIDADE TÉCNICA

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA


Declaramos a quem interessar possa que, a empresa CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda. realizou diversos serviços de terapia anti-stress ligados a programas de Qualidade de Vida na Gerência Industrial da Petrobras Distribuidora S.A., não havendo em nossos registros da qualidade nada que a desabone até a presente data.


Duque de Caxias, 16 de junho de 2005.


RICARDO LUIZ PEREIRA BAPTISTA
Tel: (21) 2677-3238 ou 2677-3316 (Elizabeth Lustoza)
Gerente Adm., Compras e Estoques Industriais
Gerência Industrial
PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A.

Assunto: Declaração de Capacidade Técnica


Prezados Senhores,


Pela presente atestamos que a empresa Cecth - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas presta serviços à Polibrasil Resinas S/A, sito à Rua Marumbi, 1400, Campos Elísios, Duque de Caxias, desde 18/05/2004, dentro do nosso Programa de Qualidade de Vida, operacionalizando o projeto "Massagem in Company", realizando na nossa unidade de Duque de Caxias, as atividades de massoterapia. O contrato firmado visa o fornecimento de massoterapêutas devidamente qualificados, o acompanhamento técnico e estatístico das atividades e a realização de palestras, quando necessário, o que tem ocorrido por ocasião da SIPAT e em outros momentos, para reforçarmos as atividades do PQV ou para atingirmos algum objetivo na área da saúde ocupacional.


Também temos contado com a colaboração da Cecth para eventos específicos tais como, a recente comemoração que tivemos por ocasião do Dia Internacional de Mulher quando utilizamos as atividades de estética, que também constam do seu rol de produtos.
Por oportuno informamos que os serviços prestados pela referida empresa são de excelente nível e nada temos a reclamar. A aceitação dos nossos funcionários tem sido muito boa e a qualificação profissional dos três massoterapêutas que nos atendem são adequadas para a função.
Ficamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários no serviço médico da Polibrasil, de 08:00 às 12:00 horas ou pelo telefone (21) 2773-5045.


Atenciosamente,
Dr. José Hugo N. Fernandes
Médico do Trabalho
POLIBRASIL RESINAS S.A.

 

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA


Declaramos que a empresa CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda. realiza o Projeto Terapia Corporal in Company com atividades de Acupuntura desde 01/10/2002 não havendo em nossos registros nada que a desabone. Informamos também que a empresa presta serviços de Massoterapia, Estética Facial e Podologia quando solicitados.


Atenciosamente,
SILVIA COELHO
Tel: (21) 2667-1110
INDÚSTRIAS GRANFINO S.A.

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.
Estaremos a disposição de sua empresa ou condomínio para elaboração de um PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL ou TERAPIA CORPORAL IN COMPANY.

Um abraço fraterno,
RODOLFO CORREA LIMA
CURRÍCULUM VITAE

ATENÇÃO

Seja bem vindo ao Cecth - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas. Estamos disponibilizando informações sobre nossos Cursos Livres e Tratamentos, além de mostrar nossa capacidade em desenvolver Projetos corporativos. Para quaisquer datas, colocamo-nos a disposição para elaborar programas específicos com Palestras e/ou atendimentos de Terapias Corporais nos períodos de SIPAT ou SEMANA DE SAÚDE.

Poderemos montar ambientes especiais para massagem antiestresse, proporcionar a GINÁSTICA LABORAL ou a BLITZ ERGONÔMICA e distribuir, de forma estratégica, cadeiras de QUICK MASSAGE nas dependências da sua empresa, assim como atuar com Técnicas de relaxamento nos intervalos e Coffee Breaks de Congressos, Convenções, Seminários, Atividades de Treinamento, Lançamentos de Produtos, Campanhas de Incentivo, Feiras de Negócios, e muito mais.

Lembramos que o CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas tem uma programação de Cursos Livres na área de Terapias Holísticas onde prepara os futuros profissionais que irão atuar em nossos projetos de Qualidade de Vida das Empresas. Contamos com uma equipe multidisciplinar com cerca de Vários profissionais, entre acupunturistas, massoterapeutas, shiatsuterapeutas, quiropatas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, professores de educação física, yoga, dança do ventre e tai-chi-chuan.

Estamos aptos para atuar em diversos eventos simultaneamente, já que, estamos equipados com dezenas de Macas Portáteis e Cadeiras Ergonômicas.

Através de convênios, oferecemos descontos especiais nos atendimentos de Acupuntura, Quiroprática, Shiatsu, Massagem Sueca, Reiki, Florais, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Pedras Quentes, Estética corporal/facial, etc.

Conheça um pouco mais sobre nossa instituição e entre no fascinante mundo das terapias complementares.

Saiba mais


OBSERVAÇÕES
  • Dependendo do número de interessados nos Cursos, o CECTH reserva-se ao direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar o programa;
  • Vagas limitadas – Favor confirmar a inscrição até uma semana antes do início do curso pretendido;
  • Nossos cursos enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES, não estando, pois, sob a tutela do MEC (Ministério da Educação), não sendo reconhecido por este, inexistindo tal obrigatoriedade nesta classificação;
  • Em poder de nosso certificado, o profissional poderá montar seu próprio consultório, trabalhar em hospitais, clínicas, academias, fazer atendimentos a domicílio, etc;
  • Prática supervisionada em nosso AMBULATÓRIO;
  • Possibilidade de participação nos projetos de "RESPONSABILIDADE SOCIAL" de nossa empresa;


GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS NOSSOS AMIGOS A AUTORIZAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE SUAS IMAGENS EM NOSSO SITE.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Todas estas técnicas são alternativas,
para a melhoria de sua qualidade de vida,
não devendo substituir o tratamento médico.

Você é muito importante para nós!!!

AMBULATÓRIO - Visite nossos Ambientes de Aprendizagem

A bibliografia que utilizamos para desenvolver esta página é encontrada no link BIBLIOGRAFIA neste site.


DADOS PARA DEPÓSITO BANCÁRIO

Após realizar o depósito, entrar em contato conosco através do telefone (21) 3429-2215
Fazemos um convite para que venha conhecer nossas instalações antes de efetuar o depósito.

BANCOS PARA DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE

Favorecido: CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda.

BANCO ITAU

Ag. 6104 CC: 78134-6

 

Aceitamos:

visa